Você conhece a relação entre a Doença Celíaca e a Intolerância à Lactose? – Grani Amici
Side Area Image

A Grani Amici nasceu em 2010 com o objetivo de oferecer liberdade para as pessoas que seguem dietas restritivas, elaborando os mais deliciosos panificados livres de Glúten e Leite e Lactose.

Siga-nos no Instagram

+55 (11) 4492.3085
atendimento@www.graniamici.com.br

Blog

HomeDicas da NutriVocê conhece a relação entre a Doença Celíaca e a Intolerância à Lactose?

Você conhece a relação entre a Doença Celíaca e a Intolerância à Lactose?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O intestino delgado é o órgão responsável pela produção da enzima Lactase, que tem a função de “quebrar” a Lactose (açúcar presente no Leite) para sua posterior digestão no nosso organismo. Quando a pessoa é diagnosticada com a#doençacelíaca , seu instestino já se encontra inflamado e machucado pelo consumo de glúten no período pré-diagnóstico. A inflamação do órgão impede a produção da Lactase a níveis regulares, dificultando a digestão do açúcar lácteo. Dessa forma, estes pacientes desenvolvem um grau maior ou menor de Intolerância à Lactose.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os principais sintomas que o intolerante sofre ao ingererir a Lactose são muito parecidos com os do celíaco quando consome glúten: diarreia, flatulência, náusea e às vezes vômito, dores abdominais, inchaço e enxaqueca. Por isso as duas condições podem ser confundidas antes do diagnóstico final.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Diferente da Doençã Celíaca, a intolerância à lactose não é uma doença, mas sim uma carência do organismo que pode ser controlada com dieta e medicamentos. O tratamento da intolerância à lactose no paciente celíaco deve ser acompanhado por médico e nutricionista, e consiste no corte do leite e seus derivados de sua dieta, juntamente com a exclusão do glúten,
até que seu intestino se recupere gradualmente das inflamações. Com o passar do tempo, os alimentos lácteos devem ser reintroduzidos aos poucos até identificar a quantidade máxima que o organismo suporta sem manifestar sintomas adversos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Importante ressaltar que o paciente na condição celíaca disgnosticada não pode em hipótese alguma voltar a ingerir #glúten em sua dieta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E não precisa se desesperar, pois hoje em dia já existe uma grande oferta de produtos #lactosefree#glutenfree no mercado, como os da#graniamici , para você saborear sem restrições! 💚

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para mais informações, acesse: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-
sintomas/intolerancia-a-lactose/

Poste um Comentário